Linha Branca e Marrom: Os Grandes Desafios de Trade Marketing

Um dos mais afetados pela crise econômica, o setor de eletrodomésticos parece finalmente estar reunindo forças para se levantar. Embora 2016 tenha sido o pior ano para a indústria desde 2010, devagarzinho adentramos um cenário mais promissor.

Em entrevista ao Estadão, o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior, afirma que “o primeiro trimestre foi maravilhoso. Crescemos 25% em relação ao ano passado”.

Avançamos, ainda que tenhamos fechado 2018 com crescimento de vendas menor do que o esperado. E o crescimento não ocorreu somente para a indústria da linha branca – classificação destinada aos bens de média duração, que inclui máquinas de lavar, refrigeradores e microondas.

A linha marrom, caracterizada por itens como celulares, televisores e aparelhos de áudio e vídeo, também apresentou melhora. Atualmente, o setor de eletroeletrônicos representa 3,36% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, com aumento de 14,6% no primeiro semestre do ano passado.

A Agência Brasil também revela que “a linha de portáteis registrou alta nas vendas de 12,99% no período, com 30 milhões de equipamentos comercializados. Já a linha branca teve uma expansão de 2,75%, com 6,72 milhões de unidades vendidas. A linha marrom, por sua vez, cresceu 20,27%”.

Aumentar os percentuais anuais não foi fácil. Foram vários obstáculos para atingir as metas. A greve dos caminhoneiros no segundo trimestre, a desvalorização do real em relação ao dólar e o reajuste nas cotações de matérias-primas estão entre os principais deles.

Mas sabe qual é outro desafio constante das fabricantes de produtos das linhas branca e marrom? O trabalho de execução nos pontos de venda. Em outras palavras: as estratégias de trade marketing.

TRADE MARKETING PARA OS MERCADOS DE ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS

Não há dúvidas de que eletroeletrônicos e eletrodomésticos são os queridinhos dos consumidores em certas épocas sazonais. Eles ainda são os objetos mais desejados da Black Friday, por exemplo.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo aponta que mais de 10% das maiores empresas do varejo nacional comercializam móveis e eletrodomésticos. “Juntas elas somam um faturamento bruto de R$ 80,6 bilhões, o equivalente a 13,38% das vendas totais de todos os empreendimentos ranqueados.”

Grandes redes, como Via Varejo, Magazine Luiza, Máquina de Vendas, Lojas Cem e Móveis Gazin fazem parte da lista.

Fatos como estes pedem agilidade e inteligência dos profissionais de trade marketing representantes das indústrias das linhas branca e marrom.

 

 

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