Conheça estratégias de crescimento para sua empresa

Para crescer de forma eficaz expandindo negócios e aproveitando as possibilidades empresariais existentes através de recursos que a empresa já possui, é necessário análise e planejamento contínuo nas estratégias de crescimento da empresa.

Para isso é importante que a empresa avalie se está preparada para crescer.

É preciso para isso responder as seguintes questões: A empresa se conhece? Ou seja, conhece seu real valor de mercado, sua saúde financeira? Sua fatia de mercado e o mais importante seus ativos estratégicos? Sua capacidade de inovar?

Respondidas as questões é necessário verificar se as estratégias de crescimento da empresa serão mesmos realizadas da melhor forma possível.

Para isso é necessário escolher qual as melhores estratégias de crescimento da empresa para expansão:

Expandir por produtos – nessa escolha a empresa avaliará se o melhor passo, no momento e para obter crescimento e expandir nicho de mercado, é através do aumento de vendas provocando pela expansão por produto, isto é, com lançamento de novos produtos, aperfeiçoamento de produtos já existentes ou ainda mudanças na apresentação do produto.

Por clientes – se as estratégias de crescimento da empresa são ampliar seu nicho de mercado oferecendo produtos/serviços que agradem aos clientes de diferentes idades, de diferentes classes sociais ,assim a empresa não mudará seu foco de clientes, continuando o mesmo, só ampliará a base de clientes. Por exemplo, a empresa pode adequar produtos/serviços para clientes da classe C ou o inverso para a classe A e B, ou ainda oferecer serviços que sejam mais rápidos.

Alguns hotéis estão inovando oferecendo serviços a menos com a mesma qualidade de higiene, bom atendimento, quartos agradáveis mas que dispensam acessórios de de decoração para clientes que estão de passagem por uma noite e que querem preço baixo. Com isto, é importante pensar que inovar, nem sempre é expandir , às vezes é reduzir, por isso, cuidado com as estratégias para crescimento da empresa.

Antes de obter o crescimento desejado a empresa deve avaliar como estão seus pontos críticos como: Investimentos /processos, distribuição /logística, clientes, comunicação e outros, pois, para crescer, é necessário desdobramentos para inovar e expandir negócios e ao mesmo tempo conservar operações anteriores, mesmo sabendo que é um processo que exige mudanças e treinamento para mudanças, além disso, o treinamento deve abranger funcionários e clientes.

Inovação para pequenas e microempresas nas estratégias para crescimento

As empresas que buscam somente a sobrevivência, acabam entrando em estagnação, por isso, o processo de crescimento é tão fundamental para as empresas e como consequência se faz fundamental o processo de inovação.

Para inovar é preciso criação de uma cultura voltada para a mudança. Se comparadas as empresas de outros países, as empresas brasileiras estão atrás quando o quesito é P&D ,isso porque os investimentos se destinam em sua maior parte para máquinas e equipamentos.

Para a pequena empresa inovar é um processo cultural de se desgarrar de ideias prontas e aceitar o desafio de criar. As pequenas empresas por vezes encontram dificuldades como: saúde financeira, falta de incentivos públicos, infraestrutura e outros e ainda o desafio de conquistar uma fatia de mercado.

Diante disso, o cerne do problemas está em desenvolver uma educação interna estando voltada para o empreendedorismo quanto para a pesquisa constante. A empresa deve criar mecanismos e uma rotina voltada para a observação constante dos resultados, de forma que se aprenda com os erros e obtenha assim um planejamento a partir do que deve ser mudado.

A inovação tem como papel fundamental a importância em se tornar competitivo no mercado e significa que a empresa tem a capacidade de diversificar, diferenciar e agregar valor.

Sendo que ao agregar valor ,a empresa deve fazê-lo de acordo com as necessidades dos clientes e assim conquistar ou aumentar a participação no mercado.

A inovação deve ser UND, ou seja, útil, deve criar algo novo e diferente que torne a empresa original e ao mesmo diferente do que a empresa tinha antes, deve algo diferente e transformador para a empresa ,como novos processos, melhoria de processos que são responsáveis por aumentar a produtividade e mesmo reduzir custos.

A inovação deve ser viável ,ou seja, para inovar a empresa pode decidir por medidas simples capazes de alguma forma reestruturar o ambiente e gerar lucros.

E viável, a melhor forma de inovar é trabalhar com o que tem e descobrir o que pode e deve ser feito.

Um exemplo prático, são os cadastros de clientes que devem ser completos ,com todos os dados e assim se torna mais fácil localizar informações, dados, palavras-chaves simplificando o sistema de mala direta, email marketing e outros.

Para que as cartas de aniversários não cheguem em data diferente, em endereços desatualizados, a empresa deverá atualizar dados de forma eficaz sem perder tempo e produtividade.

O resultado será melhor B2B, ou seja, relacionamento com o cliente.

Gestão de Pessoas como estratégia de crescimento da empresa

A empresa deve formar em seu ambiente uma comunidade criativa e comprometida.

Para isso é necessário uma equipe motivada, é remuneração somente não será o suficiente para isso, é preciso que os colaboradores encontrem no ambiente de trabalho, os valores, a missão e os objetivos que foram descritos pela alta administração.

Por isso, se a empresa prega aprendizado e inovação é essa atitude que deve ser disseminada.

Curva de experiência da empresa

Para reestruturação, inovação e crescimento com ampliação de negócios, é necessário que a empresa pese qual seu nível de conhecimentos, de experiência e entendimento no mercado e para isso é preciso medir a curva de aprendizagem da empresa.

A curva de aprendizado funciona como um gráfico com reta crescente cujo as variáveis são fatores como melhorias de processos, produtividade, custos reduzidos, qualidade obtida, aumento de vendas e outros.

A Curva de Experiência tem a função de documentar quando a empresa acertou e para este acerto quantos funcionários foram necessários ,que sistemas e processos foram empregados e modificados para o alcance de perfeição.

Essa medida é importante para a empresa avaliar onde está, o quanto já conquistou e quais os resultados com tanto empenho em melhorar o ambiente de produção para obter melhores resultados.

É preciso padronizar os processos que deram certo e assim tê-los como requisitos para implantação e busca de melhorar cada vez mais.

A curva de aprendizagem considera três questões:

  • Tempo necessário para execução de atividades;
  • A diminuição do tempo deve ser uma constante;
  • Redução de tempo deve ser padronizada.

Planejamento estratégico

Para obter resultados tão sonhados e necessários para o bom andamento da empresa, seja qual o for o fator crítico de sucesso.

E para isso é preciso planejar. O planejamento estratégico deve considerar que o mercado em que a empresa está inserida, seja qual for o ramo de atuação, é um ambiente mutável, sujeito a mutações e tendências nas estratégias de crescimento da empresa.

O planejamento estratégico é, a longo prazo, sujeito a mudanças, pois a empresa vislumbra oportunidades e o futuro que quer conquistar e ao mesmo tempo as barreiras que são preciso vencê-las.

Outra característica do planejamento estratégico é quanto a Curva de Aprendizagem, consideração de ativos estratégicos e o quanto é preciso mudar para alcançar os objetivos.

Lembrando que os objetivos mudam de empresa para a empresa a depender do ramo, das barreiras a ser vencidas, e das necessidades de mudanças para alcançar metas e objetivos.

As estratégias para crescimento das empresas devem considerar possibilidades de inovação, oportunidades de negócios, formas de se agregar valores a serviços/produtos e até mesmo o corte de serviços/produtos que não têm apresentado bons resultados.

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